segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Projeto Escrever faz bem






No dia 20.01.10 fui à casa de minha mãe e meus sobrinhos que não via ha muito tempo estavam lá. Matamos as saudades e tive uma idéia para poder manter-los próximo e incentivá-los a ler e escrever. Propus a eles que escrevessem um texto de seu gosto para publicar aqui no blog e eles fizeram,  até meu primo mais novo participou e vou publicar os textos aqui. Gostei muito do resultado.
Propor aos jovens que se manifestem escrevendo é uma forma de ajudá-los a controlar seu sentimento e angustias. Segundo uma pesquisa da universidade da Califórnia que afirma que escrever poemas e prosas é bom para a saúde física e mental. O processo de escrever um poema ajuda o nosso cérebro à regular as emoções, e diminuir a sensação de nervosismo, medo e tristeza. 


Segundo os pesquisadores, escrever sobre sua experiência pessoal tem um efeito terapêutico, devido ao fato de que o processo retém partes do cérebro que estão relacionadas com perturbações emocionais, e aumenta a atividade na área que lida com o autocontrole. Não importa se a pessoa é um bom escritor ou não, na verdade, os especialistas sugerem que um simples verso ou prosa escrito a mão em detalhes, já nos faz sentir melhor. Atualmente, os especialistas estão ansiosos para o desenvolvimento de terapias especiais com base em sua descoberta. As terapias podem ser usadas para tratar medos e fobias sociais sem limitação de idade.
Se o simples ato de escrever sobre uma emoção acalma o cérebro e dá equilíbrio mental vamos escrever. Peça aos seus filhos, netos ou sobrinhos que escrevam sobre o que gostam você verá como é bom ver eles se expressando e como eles se sentem.
Gostaria de agradecer a participação dos meus sobrinhos e primos que participaram, muito obrigado.

O link abaixo está em inglês.


http://www.infoniac.com/science/writing-verse-or-prose-helps-brain-regulate-emotions.html



Nenhum comentário: